Sistema integrado para gestão pública

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4. SISTEMA INTEGRADO DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

Auxiliar a população em momentos que as empresas não prestam um serviço de qualidade seja através de uma tentativa de conciliação entre o reclamante e o reclamado ou através de meios jurídicos.

O Sistema de Proteção ao consumidor, foi desenvolvido para agilizar o trabalho do órgão de defesa do consumidor, emitir relatórios gerenciais, fornecer dados estatísticos, manter controle sobre toda a tramitação da reclamação, registrar as reclamações que não são fundamentadas e tratá-Ias como orientações, permitir o registro de todos os acontecimentos de uma reclamação com seus devidos

atendentes, as ligações efetuadas ao reclamados, os retornos aos reclamantes, o controle de envio de ofícios e as reclamações encaminhadas a outros órgãos.

O sistema é dividido por módulos, que devem ser preenchidos de forma linear, para que o sistema tenha uma boa funcionalidade.

Os Módulos do sistema são:

• Tabelas

• Cadastros

• Movimentações

• Consultas

• Relatórios

TABELAS

Este módulo é a base do sistema pois todos os processos posteriores dependem dele. Por isso há necessidade de dar lhe maior atenção, pois este módulo será acessado poucas vezes depois que o processo já estiver em andamento. Um cadastramento completo evita erros posteriormente.

Segue abaixo as principais opções deste modulo.

ÁREA

Nesta opção cadastramos todos as áreas para o registro da reclamação:

• Assunto: Assunto dentro da área escolhida

• Problemas: Problemas respectivos para cada Área/Assunto

TEMPORALIDADE

Esta opção já vem pré-cadastrada, de acordo com as regras definidas pelo CONARQ,mais é possível criar novas regras. O sistema não permite que você altere as regras existentes.

CADASTROS

Neste módulo realizamos o cadastramento dos principais itens do sistema, dentre eles temos Funcionários, Reclamante e Reclamado.

MOVIMENTAÇÃO

Este módulo é o principal do sistema, pois é através dele que efetuamos os procedimentos corretos e os errados. Nele são criados os processos e relacionados com a rota já definida. Além disto são controlados todos os movimentos e confirmações da reclamação.

Para realizar uma reclamação é necessário criar um atendimento. Através deste atendimento iremos verificar se ele tem base no código de defesa do consumidor. Se tiver será gerada a reclamação, com base neste atendimento. Esta reclamação irá tramitar dentro do sistema até a sua conclusão ou o seu cancelamento. São registrados o atendente e o que foi comentado em cada etapa.

RELATÓRIOS / CONSULTAS

Nesta opção temos vários relatórios que nos permitem controlar a movimentação da reclamação, verificar pendências e obter dados estatísticos .

Estes são alguns relatórios disponíveis:

• Geral

• Os Mais reclamados

• Os Mais reclamantes

• Reclamações por reclamado

• Mapas Estatísticos

• Reclamações Fundamentadas